Falece José Aparecido de Oliveira, ex-árbitro, aos 71 anos

Compartilhe esta notícia:

Polêmico e disciplinador, Zé Aparecido teve uma carreira marcante no futebol brasileiro, atuando em finais importantes.

Nesta terça-feira, 20 de junho, o mundo do futebol lamenta a perda de José Aparecido de Oliveira, ex-árbitro de futebol conhecido por sua atuação polêmica e disciplinadora. Aos 71 anos, Oliveira não resistiu a um aneurisma. Seu velório e sepultamento serão realizados na cidade de Santo André.

Nascido em Taquaritinga, interior de São Paulo, no dia 16 de janeiro de 1952, José Aparecido de Oliveira deixou sua marca no cenário esportivo, especialmente nas décadas de 80 e 90, como um dos principais árbitros da Federação Paulista de Futebol. Sua trajetória oficial inclui ainda 33 jogos arbitrados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

 

Oliveira era reconhecido por sua postura disciplinadora em campo, impondo respeito aos jogadores e garantindo a integridade das partidas. Entre os momentos mais destacados de sua carreira estão as participações nas finais do Campeonato Brasileiro de 1990, quando o São Paulo enfrentou o Corinthians, e nos Campeonatos Paulistas de 1990 (Bragantino x Novo Horizontino), 1992 (São Paulo x Palmeiras) e 1993 (Palmeiras x Corinthians).

Zé Aparecido apitou diversos clássicos no estado de São Paulo e se envolveu em um caso com o ex-jogador Neto. O atleta do Corinthians cuspiu na cara do árbitro depois de ter sido expulso em uma partida contra o Palmeiras, em 1991. O ex-camisa 10 afirma se arrepender de sua atitude.

“Eu tomei 120 dias (de suspensão), mas deveria ter tomado um ano. Porque o que eu fiz foi muito mais sujo e muito mais grave do que todos aqueles que agrediram com a mão”, disse Neto no programa Os Donos da Bola, da Band, em 2014.

Em 1995, Oliveira recebeu um diagnóstico de câncer no estômago. Passou por uma cirurgia delicada, com a remoção do tumor e 28 pontos na região afetada. Durante o processo de recuperação, enfrentou a quimioterapia, perdendo 12 quilos. Após superar completamente a doença, percebeu que estava próximo da idade limite para a profissão de árbitro, que é de 45 anos.

Nos últimos anos, Oliveira desempenhava o papel de auditor do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) de São Paulo, contribuindo para a justiça esportiva e compartilhando sua vasta experiência no futebol.

A partida final de José Aparecido de Oliveira pode ter chegado, mas seu legado como um dos árbitros mais marcantes do futebol brasileiro será lembrado por sua coragem, disciplina e dedicação ao esporte. Que descanse em paz.

Compartilhe esta notícia: